A rotação de culturas agrícolas é uma prática essencial na agricultura biológica. Pelo contrário,o cultivo de uma única cultura (monocultura) explora do solo apenas os nutrientes essenciais à mesma. Como desvantagens óbvias, verifica-se o desequilíbrio das suas reservas nutricionais ao longo do tempo, o que se traduz em alimentos mais pobres a nível nutricional.
Além de melhorar as características edáficas do solo, a rotação de culturas promove uma produção mais variada que como consequência terá um valor nutritivo mais elevado. Além disso, protege o solo agrícola contra a acção de diferentes fatores climáticos. Verifica-se que apresenta vantagens no controlo de pragas, doenças e infestantes. A evidente diferença de estrutura das raízes de cada espécie torna o solo mais poroso e arejado. Dessa forma, facilita a absorção de água e nutrientes bem como a sua infiltração até as camadas mais profundas.
Mais artigos
Rotação de culturas agrícolas: porque são tão importantes?
A rotação de culturas agrícolas é uma prática essencial na agricultura biológica. Pelo contrário,o cultivo de uma única cultura (monocultura)
Proteja as suas crianças – escolha alimentos biológicos
Os alimentos de agricultura biológica são a melhor escolha para quem procura um estilo de vida mais saudável e ecologicamente
Alimentos biológicos apoiam uma economia justa
Ao comprarem produtos biológicos estarão a apoiar uma economia justa, à primeira vista os produtos de agricultura biológica poderão parecer